O caminho para o sucesso financeiro

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Por Dany Rogers

 

Antes de mais nada, se você está lendo este artigo com o objetivo de aprender a ficar rico; sinto lhe informar que posso lhe decepcionar.

 

Acredito que a riqueza seja algo alcançável e possível para qualquer um. Mas também creio que uma busca obsessiva ou “cega” por ela pode ser um fardo maior para a pessoa e todos a sua volta do que realmente algo bom e saudável.

 

O sucesso é alcançado quando você tem êxito ou consegue realizar um objetivo proposto, independente de qual seja. Dessa forma, ter 1 milhão de reais investidos não é sinônimo de sucesso se seu objetivo era ter 5 milhões.

 

Agora, se seu objetivo era ter uma casa própria, um carro confortável e boa educação para os seus filhos e está conseguindo isso; você alcançou uma vida financeira de sucesso.

 

Se você quer proporcionar o maior número de experiências possíveis para sua família e está conseguindo isso; você tem sucesso financeiro.

 

Ou seja, você NÃO é próspero financeiramente se não alcançou um resultado exitoso em algo que planejou ou desejou; se não cumpriu o objetivo traçado.

 

É essa vida financeira de sucesso que eu quero lhe ajudar a ter.

 

É o caminho para ter esse SUCESSO FINANCEIRO que eu quero falar com vocês aqui.

 

Círculo da prosperidade

 

Na minha visão, o caminho para a prosperidade é cíclico e constante, por isso defendo que existe um círculo da prosperidade fundamentado em 6 pontos: AGRADECER, ESTUDAR, FAZER, INVESTIR, ARRISCAR e DOAR.

Entendo que a primeira atitude para ter prosperidade é que você AGRADEÇA por aquilo que já conquistou. Você não se sentirá um vencedor se sempre achar que não tem o suficiente.

 

Simples atos de gratidão diária são excelentes combustíveis para que tenha força para estudar mais, trabalhar mais, sonhar mais, planejar mais e viver mais.

 

E para aproveitar ainda mais esses momentos de gratidão diária, reflita sobre a sua vida e busque se conscientizar que gerir dinheiro não é algo simples.

 

Busque. Assista. Leia. ESTUDE. Mágica não fará você rico. Loteria é algo muito distante. Mas esforço e dedicação dependem exclusivamente de você.

 

Comprometa-se a ler um livro por mês; assistir uma palestra virtual por semana; participar de um evento presencial por ano; e a seguir entidades/pessoas que ofereçam dicas constantes e sólidas para uma melhor gestão do seu dinheiro e investimentos, como por exemplo o NEF (@nef.ufu).

 

Agradeça. Reflita. Sonhe. Planeje. Estude. Tudo isso é importante para seu sucesso financeiro. Mas nada disso proporcionará resultados sem ações; por isso FAÇA.

 

Elabore um orçamento doméstico. Controle seus gastos. Corte despesas. Negocie suas dívidas. Quebre os cartões de crédito, se preciso. Exclua o cheque especial. Estipule metas. Aprenda a investir.

 

O que você não pode é viver na inércia e querer prosperar.

 

O caminho para o sucesso financeiro depende também de sua atitude e ações em relação ao seu dinheiro.

 

Agora que já tem o controle de seus ganhos e despesas, estipule um percentual sobre sua renda para que INVISTA todo mês. Defina prazos e objetivos para cada sonho/meta traçada.

 

Mas assim como qualquer outro produto, não compre nada sem ter conhecimento ou que seja anunciado como “pechincha” ou grande oportunidade. Você que deve ter o controle de seus investimentos e não o assessor, consultor ou analista que por ventura te ajude.

 

Todavia, ao investir, tenha em mente que o risco faz parte da grande maioria de nossas vidas diárias, consequentemente, de seus investimentos e negócios.

 

Se quer mudanças e busca prosperidade, ARRISQUE fazer diferente. Abra seu próprio negócio. Saia da caderneta de poupança. Não invista através dos bancos. Invista em fundos de investimentos ou ações. Saia de sua zona de conforto.

 

E, por último, mas não menos importante, DOE. Pratique constantemente a solidariedade.

 

Doe móveis, roupas, agasalhos, brinquedos, comida e/ou tudo aquilo que não precisa ou não utiliza mais.

Se pode doar algo usado ao invés de vender, faça isso. É muito provável que esse produto fará muito mais diferença para a pessoa do que o dinheiro que conseguirá com a venda dele.

 

Além disso, disponibilize uma parte de seu tempo para ajudar os outros. Não seja egoísta e queira prosperidade apenas para ti.

 

Conclusão

 

Para concluir, tenha a certeza que para alcançar o sucesso financeiro é preciso praticar o círculo da prosperidade em toda a sua dimensão: AGRADECER, ESTUDAR, FAZER, INVESTIR, ARRISCAR e DOAR.

 

Você nunca pode relaxar e parar de ter essas atitudes.

 

A ideia proposta de ser um círculo é justamente porque deve ser algo constante em sua vida, que nunca pode parar e deixar de praticar.

 

Espero ter lhe ajudado nessa caminhada rumo ao sucesso financeiro.

 

Abraços e até a próxima.

 

Dany Rogers (@drdanyrogers) é Pós-Doutor pela UMinho (Portugal), Doutor pela EAESP/FGV, professor e coordenador do Núcleo de Educação Financeira (NEF) na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Casado com a linda Eliane (@achei.beleza), pai da Iasmim e apaixonado por viagens, cinema, conhecimento e novas experiências. E-mail para contato: danyrogers@ufu.br.