COMUNICADO

DEVIDO AOS ACONTECIMENTOS RELACIONADOS A PANDEMIA DA COVID-19, TODA A PROGRAMAÇÃO DA ESCOLA DE INVESTIDORES ESTÁ SUSPENSA POR TEMPO INDETERMINADO.

CPA-20

Qualificação Profissional em Finanças

Breve Descrição do Curso

O foco do curso é qualificar os participantes para a aprovação no exame CPA-20. Para isso, pretende-se demonstrar mais detalhadamente a estrutura e o funcionamento do mercado de investimentos brasileiro, além de examinar os principais produtos financeiros disponíveis neste meio, tanto para oferecê-lo aos clientes como para acompanhá-lo em termos de desempenho e riscos envolvidos.

Objetivos

Preparar e aprimorar o conhecimento dos participantes para atingirem níveis de excelência no que se refere a investimentos e produtos das instituições financeiras para a sua devida aprovação no exame CPA-20. Além disso:

Ministrantes do Curso

Flávio Barboza

Doutor em Administração de Empresas com foco em Finanças Estratégicas pela Mackenzie e passagem pela New York University desenvolvendo trabalho com Edward Altman. Docente da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da UFU, tendo sido coordenador de extensão entre 2017-2018 e coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Finanças (NEPFin) no mesmo período. Tem trabalhos publicados internacionalmente em diversos periódicos renomados, como também realiza pesquisas em previsão de preços em mercado de ações e derivativos usando inteligência artificial. Além disso, é membro do Núcleo de Educação Financeira (NEF) e do NEPFin, professor na área de Finanças na graduação, pós-graduação strictu sensu (Mestrado e Doutorado) e em MBAs, todos pela FAGEN. Mais informações em seu currículo lattes.

Renato Alves Bertoldi de Souza

Administrador de empresas, especialista em Finanças, Auditoria e Controladoria pela FGV, atua como assessor de investimentos desde 2007, possuindo vasta experiência no mercado financeiro e vários certificados exigidos pelo mercado de capitais, dentre eles o Certifield Financial Planner CFP®, Certificado de Especialista Anbima e o Agente Autônomo de Investimentos. O próprio palestrante demonstra na prática a forma como investe 100% do seu patrimônio em ativos financeiros.

Programa do Curso

Módulo 1

Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado

Como é a estrutura do SFN, o papel de cada órgão, os conceitos de cada organização sob sua fiscalização, sempre seguindo a regulamentação em relação à isso.
Módulo 2

Compliance Legal, Ética e Análise do Perfil do Investidor

Conceitos, regras e códigos de conduta necessários e essenciais para que instituições exercem suas atividades dentro de um ambiente competitivo e saudável. O módulo mostra ainda a relevância de entender os objetivos e interesses do investidor por meio do seu perfil e como conduzir tais indivíduos para atendê-los da melhor forma possível.
Módulo 3

Princípios Básicos de Economia e Finanças

Este módulo reforçará os conhecimentos em assuntos essenciais relacionados a Economia e Finanças, a fim de mostrar as diversas faces e a complexidade por trás delas.
Módulo 4

Instrumentos de Renda Variável, Renda Fixa e Derivativos

Ações, títulos públicos e privados, ativos financeiros e seus derivados bem como os aspectos regulatórios e descrição desses produtos.
Módulo 5

Fundos de
Investimento

O que é um fundo, como funciona, quais pessoas estão envolvidas e suas responsabilidades.
Módulo 6

Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL

Abarca informações importantes no que se refere a renda adicional, incluindo as características e pontos de destaque que existem nestes produtos.
Módulo 7

Mensuração, Gestão de Performance e Riscos

O módulo avança em perspectivas interessantes de desempenho e risco que são fundamentais para uma boa avaliação de investimento. Aqui trataremos e investigaremos com o intuito de um melhor entendimento do assunto pelo participante.

Público-Alvo

Comunidade em geral, que tenha interesse em dar os primeiros passos nos investimentos;


Estudantes de Nível Médio, graduação, pós-graduação, e profissionais de autarquias ou órgãos públicos; 


Profissionais com pouco ou nenhum conhecimento sobre mercado financeiro, em especial, aqueles que atuam em instituições financeiras. 

“Uma entidade vinculada à Universidade Federal de Uberlândia (UFU)”