Odilon José de Oliveira Neto

Odilon José de Oliveira Neto

Doutor em Administração (Finanças) pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP). Professor da área de Finanças do curso de Administração da Universidade Federal de Uberlândia (UFU – Campus Pontal). Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás (UFG), especialista em Gestão de Derivativos: Mercado Futuro e de Opções pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), especialista em Gestão Agroindustrial pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e especialista em Gerência Empresarial pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Ex-professor dos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Líder do Grupo de Pesquisa “Inteligência em Finanças e Mercados” (CNPQ/UFU). Membro do Núcleo de Educação Financeira (NEF-UFU). Experiência profissional em Administração, Investimentos, Mercado de Ações, Mercado Futuro, Comercialização de Commodities Agrícolas e Agronegócio.

Áreas de pesquisa ou interesse:

Educação Financeira, Investimentos, Gestão de Risco em Comercialização de Commodities e Agronegócio.

Publicações de destaque:

OLIVEIRA NETO, O. J.; GARCIA, F. G. La Efectividad de cross hedging para el novillo uruguayo en el mercado de futuros del buey gordo brasileño: hipótesis de la expectativa y especulación sobre la base. Agroalimentaria (Caracas), v. 20, p. 87-105, 2014.

OLIVEIRA NETO, O. J.; GARCIA, F. G. The efficiency of the future market for Brazilian live cattle. Academia – Revista Latinoamericana de Administracion, v. 26, p. 199-228, 2013.

OLIVEIRA NETO, O. J.; GARCIA, F. G. Cross hedging do novilho argentino no mercado futuro do boi gordo brasileiro. Custos e @gronegócio Online, v. 9, p. 117-151, 2013.

OLIVEIRA NETO, O. J.; MACHADO, A. G.; FIGUEIREDO, R. S. Efetividade de hedge e razão ótima de hedge para cultura do milho no estado de Goiás. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 5, p. 115-138, 2009.

OLIVEIRA NETO, O. J. Aplicação da análise PEST e do Modelo das Cinco Forças na prospecção de cenários da Bovinocultura de Corte. Revista ANGRAD, v. 8, p. 253-274, 2007.

Projetos de ensino, pesquisa e extensão de destaque:

2017/Atual – Interdependência e transmissão de risco intra e entre os mercados agrícolas dos países membros efetivos do Mercosul:

Este projeto de pesquisa tem por objetivo verificar a transmissão de risco via choques e volatilidades intra e entre mercados agrícolas dos países membros efetivos do Mercosul.

2016/Atual – Inteligência em Finanças Aplicada ao Mercado de Ações:

Este projeto tem por objetivo apresentar aos seus participantes os principais conceitos do mercado de capitais, mais especificamente do mercado de ações, e ambientá-los nos trâmites necessários para a realização de negócios na Bolsa de Valores. Somado a isso, o projeto objetiva também capacitar os participantes para operações básicas no mercado de ações por meio da negociação on-line (via Home Broker).

2016/Atual – Educação Financeira, Poupança e Investimento

O projeto de extensão “Educação Financeira, Poupança e Investimento” tem por objetivo gerar conhecimento sobre educação financeira e fomentar a cultura da poupança, do investimento e da formação de patrimônio, ensinando fundamentos da gestão das finanças pessoais, desde a mesada até o orçamento familiar. Visa, ainda, contribuir para que os participantes entendam melhor sobre o valor do dinheiro no tempo e a necessidade de economizar e planejar o futuro. Somado a isso, este projeto busca contribuir para que os cidadãos (participantes) sejam mais críticos e conscientes quanto à elaboração de planos de melhoria da qualidade de vida via administração econômico-financeira pessoal eficiente.

Prêmios e honrarias:

2014 – Prêmio CONVIBRA 2014 – Melhor Artigo Científico da Área de Finanças do XI CONVIBRA – Congresso Online – Administração, CONVIBRA.

2008 – Prêmio SOBER/FUNENSEG – Área: Finanças (3º Prêmio – Tese na área de administração de risco na agricultura e setores correlatos), Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural/Escola Nacional de Seguros).

2008 – Prêmio ENANGRAD 2008 – Melhor Artigo Científico da Área de Qualidade do XIX ENANGRAD – Encontro Anual da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, ANGRAD.

2007 – Prêmio ENANGRAD 2007 – Melhor Artigo Científico da área de Teoria Geral da Administração do XVIII ENANGRAD – Encontro Anual da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, ANGRAD.

Currículo Lattes

Clique Aqui

Currículo